sexta-feira, 26 de março de 2010

A importância da organização das finanças pessoais



Quantas vezes já não nos perguntamos o que aconteceu com aquele dinheiro que sacamos e simplesmente sumiu? Porque tantas vezes ficamos por meses tentando comprar algo, e nunca temos o dinheiro? Essas são algumas das perguntas relativas ao dinheiro nas quais as respostas estão ligadas diretamente ao controle e ao planejamento de nossas finanças pessoais. Quantas pessoas nós conhecemos que de fato se planejam financeiramente? Planejamento financeiro é coisa pra quem tem pouco dinheiro? Ou só pra quem tem muito?
Bom, o planejamento financeiro é a ferramenta que vai permitir a qualquer pessoa, independente de ter muito ou pouco dinheiro, exercer de fato poder sobre suas riquezas, viver melhor e até fazer sobrar um pouco para investir.
Historicamente o brasileiro não poupa nem controla despesas, e a culpa é da cultura da inflação, época na qual guardar dinheiro de um mês pro outro era o mesmo que jogar parte dele no lixo.
Mas a realidade do nosso país hoje é muito diferente e exige uma postura equilibrada de todos nós. O assunto dinheiro não deve ser um tabu que causa constrangimento ao se falar dele, o dinheiro deve ser um assunto do cotidiano e que se tratado com o devido respeito e atenção só nos trará benefícios.
Só através de um sistema eficiente de controle de entrada e saída dos recursos, e de uma planilha que nos dê uma visão global da nossa atual situação é que poderemos concretizar essas mudanças tão importantes em nossas vidas.



Um comentário:

  1. awe roc me segura ki eu tow dentro... gostei mto desse topico, concordo com vc. Acho que se todos tivermos um planejamento finançeiro teremos mais diheiro sobrando, prq que oq falta para o brasileiro é uma educação finançeira, saber em que gastar, como gastar e se deve gastar. E o melhor e ter um controle da riqueza que nos temos. Abração!!!

    ResponderExcluir