terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Saí de férias, e os meus investimentos?

Bem amigos, na semana passada prometi reeditar alguns artigos que publiquei anteriormente. E pra começar aproveitando a proximidade do carnaval em que teremos alguns dias de bolsa funcionando enquanto muitos já estarão curtindo o reinado de momo, escolhi um texto que lhe dará a opção de permanecer operando enquanto curte a folia seja na avenida ou ´descansando em qualquer paraíso.

Solzão, veraozão, e o dinheirão? Que dúvida heim? Vai sair de férias e está preocupado com os seus investimentos, principalmente com os recursos que estão em renda variável não é? Saiba que essa preocupação não é só sua, é de muitos, e nada mais natural, afinal de contas vai que enquanto você curte a sua praia a bolsa vira contra as suas posições?

Mas o que fazer? Tirar todo o dinheiro da bolsa até voltar? Mas e se for um ótimo período? Vai perder essa rentabilidade? Calma, calma, existe sim uma solução e é muito simples.

Se você realiza os seus trades por conta própria, vai sentir a necessidade de ter um assessor de investimentos, já que mesmo que deixe ordens programadas como stop, por exemplo, (stop é uma ordem que o investidor programa no sistema para que seja executada automaticamente quando determinado preço do ativo seja alcançado), ficará limitado a conter eventuais perdas.

Tenho conversado com alguns investidores que rejeitam os custos de operação via mesa, com assessoria, mas devo lembrar uma premissa importante do bom investimento: cuidado com a ganância. Porque não arcar com um custo operacional maior, já que em contrapartida estará aumentando as chances do trade dar certo? Pense nisso.

Já aqueles investidores que se valem dos serviços desse profissional especializado tem opções muito simples pra resolver o problema de operar na bolsa durante as férias. O primeiro passo é passar no escritório pra conversar com seu assessor e deixar bem definida uma estratégia para o tempo de afastamento. Quais os tipos de operações têm interesse, quais ativos, quais as configurações gráficas mais agrada, quais os limites de perda aceitáveis, enfim, deixar as coisas minuciosamente claras para que o operador possa escolher exatamente o que deseja o investidor.

O segundo passo é definir como se darão as confirmações de ordens, para que o operador não seja enquadrado em gestão de carteira (prática proibida pela CVM). Caso o investidor viaje para um local em que tenha facilidade de falar do seu celular, ele pode acertar com o assessor a frequência e o motivo do contato, aí os registros podem ser feitos por telefonema gravado como é mais comum, mas caso o investidor não tenha essa possibilidade, ele pode deixar um email com todas as configurações e estratégias definidas na reunião, pré-autorizando as operações. Neste caso é interessante que o assessor sempre que realizar alguma operação envie um email para o cliente com um print screen do gráfico para mantê-lo informado do que está acontecendo.

Pronto, dessa forma você acompanha os seus investimentos e não perde as oportunidades que a bolsa apresentar durante seu merecido descanso. Lembre-se sempre que essa parceria com o seu operador têm que ser boa para ambos, é ele quem identifica as melhores oportunidades pra você ganhar dinheiro. Então, se vai viajar, tome as providências necessárias.

É hora de entrar em AÇÃO!

Rocpáurio Santos

Um comentário:

  1. Olá Roc, hoje fiz o meu primeiro acesso no seu blog e li todas as postagens. Achei muitíssimo interessante e esclarecedor, continue postando para que clientes curiosos, como eu, se mantenham sempre bem informados das novidades e,porque não, tirar algumas dúvidas. Sempre que puder vou dar uma passadinha aqui.

    Um grande abraço, Érica.

    ResponderExcluir